25 de agosto de 2009

"A leitura na escola"


Adoro contar histórias.....apresentar o mundo mágico da leitura para as crianças...e eles adoram!

A leitura deve ser diária,deve acontecer em momento privilegiado e não apenas quando sobra tempo na aula.


Infelizmente ,vemos que muitas escolas não dão o devido valor à leitura,correndo o risco de assustá-las,distanciá-las desse momento!Quem não se lembra das dezenas de livros que tínhamos que ler para depois entregar um resumo e nada mais?


Como professoras da Educação Infantil,devemos criar um ambiente propício à leitura,mesmo sem elas saberem ler convencionalmente.Devemos assumir o papel de intérpretes para que nossos pequenos possam ler.

Ao ler para as crianças,o professor "ensina" como se faz para ler.E como isso é importante e pode influenciar no leitor que queremos formar.....

Quando eles ainda não sabem ler,o professor cria muitas e variadas situações nas quais se lê diferentes tipos de textos.


Um conto,por exemplo,cria-se um clima propício para desfrutá-lo:propõe que as crianças sentem a sua volta para que possam ver as imagens e o texto;lê com a intenção de provocar emoção,curiosidade,suspense ou diversão;evita as interrupções que poderiam cortar o fio da história e,portanto,não faz perguntas para verificar se as crianças entenderam ou não as partes da história ou alguma palavra;incentiva as crianças a seguirem o fio da narrativa e a apreciarem a beleza daqueles trechos cuidadosamente escritos pelo autor...

Quando termina o conto,em vez de interrogá-los para saber o que compreenderam,prefere comentar suas próprias impressões e desencadeia uma animada conversa conversa com as crianças sobre a mensagem do texto,sobre os personagens que mais gostaram ,os que pareceram estranhos,sobre o que teriam feito se estivessem no lugar do personagem


Gosto muito de ler para as crianças,fazemos uma rodinha,cantamos a música:

"Uma história bem bonita,toda gente vai gostar,tre-le-lê,tra-la-lá,tre-le-le ,tra-la-la-la"

que vai acalmando e criando um clima de expectativa....


Temos uma maleta de livros,revistas e encartes, para que eles também possam exercer seu papel de "leitor".
Enfim,nossos alunos adoram ouvir histórias,simples ou complexas,para prender a atenção da turminha basta envolvê-los nesse momento tão agradável.....
Na próxima postagem colocarei aqui dicas para um bom contador de histórias!

7 de agosto de 2009


Minha amiga do blog Atividades da tia Angelica,( http://atividadesdatiaangelica.blogspot.com/ ) me presenteou com este selinho! Adorei!Obrigada pelo carinho!!!







Agora vamos às regrinhas deste selinho:
1. Exibir a imagem do selo.
2. Linkar o blog pelo qual você recebeu a nomeação.
3. Escolher 5 blogs para entregar o "Selo Clic Mágico"

5 de agosto de 2009

Desafios

Como as crianças adoram desafios!No inicio da aula,sempre proponho algum desafio para turma:faço perguntas sobre o que estamos estudando,mostro alguma palavra para ver quem descobre o que está escrito(mesmo eles não sabendo ler ainda ,eles utilizam várias estratégias que ajudam a "ler" a palavrinha).
Por exemplo:Essa semana contei a história "Alice,no País das Maravilhas",escrevi o título ,escolhi alguns desenhos e enfeitamos o mural da sala.Ontem a palavra a ser descoberta era ALICE,quando mostrei a palavrinha para a turma,já fui dando uma dica,dizendo que era o nome de uma menina,alguns disseram nomes de meninas da nossa turma,outros não concordavam,dizendo que não começava com a letra de nenhuma amiga.E foram surgindo as dúvidas:
-É de alguém aqui da sala?
-É de alguma menina da escola?De qual turma?

Quando eu disse que não era uma menina da escola,fiz a descrição de como ela era,mesmo assim não conseguiram.Pedi que olhassem ao redor de nossa sala e vissem se tinha alguma palavra escirta como essa(ALICE),um aluno encontrou,porém não conseguiu fazer a relação entre o que estava escrito!Mas foi a dica para os outros que na mesma hora descobriram!!


Eles gostam muito de atividades assim....fazem pensar e divertem ao mesmo tempo!O mais gostoso é ver como eles pensam,qual a lógica que seguem e as estratégias que cada um tem para descobrir as palavras!

4 de agosto de 2009

ATIVIDADES E JOGOS COM OS NOMES

Alguns jogos produtivos para serem feitos utilizando os nomes das crianças:

-"forca"
-Jogo da memória
-Bingo de nomes

-Adivinhações:"O cartão que está na minha mão tem um nome com 6 letras,que começa com a mesma letra que Lucas."Que será que vai descobrir qual é ?

-Caça-letrinhas:colocar na mesa as letras dos nomes de quatro alunos,cada um deve encontrar as que pertencem ao próprio nome e,depoi,com o grupo,procurar as que são coincidentes com as dos outros nomes;

-Descobrir os nomes que vão sendo escritos no quadro pela professora(ou por um outro colega,com a ajuda da professora),a partir das orientações oferecidas:"Primeiro o L,depois o U....De quem será esse nome?

-Utilizar cartões com os nomes dos personagens das histórias lidas,misturadas a outros com os nomes das crianças,para classificar e analisar,por exemplo:
*Quais são os nomes que começam com Branca de Neve;
*Quais os que têm mais letras que o nome do Pinóquio;
*Quais são escritos como o de Chapeuzinho Vermelho;


3 de agosto de 2009

Volta as aulas.....

Alguns voltando às aulas,outros ainda com a volta adiada pela gripe suína ....

A volta é sempre cheia de novas ideias,novos desafios,vontade de fazer melhor do que fazíamos antes....tenho tantos planos,vontade de inovar,de criar e sempre dar o melhor de mim!

Com vocês também é assim?A gente respira fundo,sente aquele friozinho na barriga e pensamos todo dia,toda hora e principalmente ,antes de dormir:O que farei para que meus alunos se apaixonem a cada momento e sinta prazer em ir para escola?E são tantas ideias,tantas coisas boas e gostosas que haja dia letivo para fazer tudo o que foi sonhado.....

Tenham um ótimo retorno !

"Começar é arte!"

Tudo, aliás é arte.

Sobretudo hoje, quando já quase ninguém sabe mais o que é arte.
Começar, porém, exige uma força, interior,uma esperança tal ...que se vai tornando uma “arte”...
Exige uma sensibilidade para antever o fim
Exige uma capacidade grande para saber onde se vai .
Exige uma síntese que só a arte oferece ou enriquece.
Recomeçar é mais ainda arte...
Porque é renovar convicções, recolocar posições, reanimar virtudes, restaurar
Esperanças, reequilibrar a dimensão interior, redescobrir a humanidade...
Quem bem começa tem muito para bem terminar!
Quem sempre sabe recomeçar tem muito para chegar a vencer.
Quem continuamente admite recomeçar atinge rápido a perfeição,
Feita sim, de limites, mas ... humana
E é por isso que...
É sempre bom falar de esperança...
É sempre proveitoso e agradável, no princípio de qualquer caminhada,ouvir dizer esperanças ...
É sempre animador, no princípio de qualquer princípio, cantar esperança do peregrino, do caminhante, do viajante...

2 de agosto de 2009

No princípio,é o nome

Jogos e listas que usam como base o nome próprio são uma ótima estratégia para iniciar a alfabetização na pré-escola

A turma de 4 anos da EM Presidente Médici, em Itaetê, a 407 quilômetros de Salvador, está dando os primeiros passos no processo de alfabetização muito longe das inadequadas letras pontilhadas, com "carinhas" ou decoradas por objetos relacionados, como uma bola colorida enfeitando o B. O trabalho, apoiado nas descobertas da psicogênese (o estudo da origem e do desenvolvimento da escrita), usa o nome próprio como ponto de referência para que as crianças confrontem suas idéias sobre a língua escrita. Além de identificar as pessoas e ser a palavra mais conhecida pelos pequenos, o nome é um modelo que fornece informações a criança sobre as letras e sua quantidade, variedade, posição e ordem, diz a educadora argentina Ana Teberosky no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Dominar o próprio nome, o dos colegas e o dos familiares é abrir caminho para conhecer o alfabeto completo.

Uma das atividades mais eficientes é o uso de listas. Mas, para que elas contribuam para o aprendizado, é preciso que levem as crianças a comparar e relacionar a escrita de seu nome com a dos colegas. Há várias formas desafiadoras de fazer isso: procurar o próprio nome na hora da chamada, encontrar os aniversariantes do mês, separar nomes de meninos e meninas . Em Itaetê, a opção da professora Isana da Silva Landulfo foi desenvolver uma atividade de leitura e escrita de nomes. A tarefa, que começa com a leitura do nome de um amigo, termina com algumas crianças escrevendo o próprio nome sem a ajuda de modelos. Além da orientação da professora, os pequenos contam com um alfabeto acima do quadro, letras móveis e fichas com os nomes completos. Tudo grafado com letras de fôrma maiúsculas, as mais adequadas para ajudar a entrar no mundo da escrita.

(Fonte:Revista Nova Escola)

O que está esperando para te comprometeres?

Se a nota dissesse: – Não é uma nota que faz uma música; não haveria sinfonia.
Se a palavra dissesse: – Não é uma palavra que pode fazer uma página; não haveria livro.
Se a pedra dissesse: – Não é uma pedra que pode montar uma parede; não haveria casa.
Se a gota de água dissesse: – Não é uma gota de água que pode fazer um rio; não haveria oceano.
Se a grão de trigo dissesse: – Não é uma grão de trigo que pode semear um campo; não haveria colheita.
Se o homem dissesse: – Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade; jamais haveria justiça e paz, dignidade e felicidade na terra dos homens.

Como a sinfonia precisa de cada nota, como o livro precisa de cada palavra, como a casa precisa de cada pedra, como o oceano precisa de cada gota de água, como a colheita precisa de grão de trigo, a humanidade inteira precisa de ti, onde estiveres, único e, portanto, insubstituível.


O que está esperando para te comprometeres?(Michel Quoist)