28 de janeiro de 2011

Primeiros dias na creche/escolinha

Já estamos quase no final das férias, daqui a pouco nossos pequenos voltam às aulas e muitos irão pela primeira vez! Algumas mamães com aperto no coração,ficam cheias de dúvidas e receios com a essa nova etapa na vida do seu filhote!
Sei que por mais que as professoras e a equipe escolar fazem de tudo para tranquilizar as mamães,esse momento é recheado de emoções!
Algumas dicas podem ajudar família e escola nessa parceria que está só começando!

É bom saber que a adaptação do bebê de 3 a 24 meses a uma escola dependerá mais da atitude do pessoal docente e dos cuidadores do que do bebê. Ele não sabe que vai à escola, mas o pessoal da escola deve estar preparado para recebê-lo. Além disso, este trabalho de preparação deverá ser compartilhado com os pais do bebê.E os pais,por sua vez,devem estar seguros da decisão e confiantes na escola/creche escolhida.

O que as professoras/auxiliares podem fazer para amenizar essa adaptação:

* Demonstrar afeto,respeito,sem ansiedade ou agonia;Ficar sempre próximas da criança.

*Saber o nome da criança antes da sua chegada à escola.

*Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva.

*Manter tranquilidade diante de manifestações de falta de adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta de apetite) mas sem abandono.

*Dar atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos cotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de grande importância para a relação individual-afetiva com a criança.

*Fazer entrevista com os pais(anamnese),observar a criança e suas reações diante de situações cotidianas da escola.


Nessa fase inicial, aconselha-se os pais que nos primeiros dias a criança fique poucas horas na creche, isto acontece porque a ansiedade dos pais é grande e acaba refletindo nas crianças.No primeiro dia é importante que a pessoa que está fazendo a adaptação permaneça na escola,mostre para o filho que está presente e saia aos poucos,avisando que está saindo.No 2º dia já podem deixar a criança 1 ou 2 horas(o tempo pode variar de acordo com as regras de cada creche)na sala. O tempo de permanência durante a semana de adaptação vai aumentando gradativamente e de acordo com a evolução da criança.

Uma Adaptação feita nestes moldes ajuda a criança e os pais a se adaptarem de uma forma lenta e gradual, diminuído assim a ansiedade de ambos.

A adaptação dos pais é mais difícil que a das crianças, ou seja, uma criança habitua-se mais facilmente à separação da figura parental do que os pais à separação dos filhos.Lembro-me que na adapatação da minha filha,ela entrava muito feliz e eu me segurava para não chorar na frente dela! Mas depois que o portão se fechava eu ia embora sentindo um vazio e as lágrimas escorriam...Não via hora de buscá-la e preencher o MEU vazio!
Caso a criança tenha um objeto de referência(um paninho,um boneco) ele pode fazer parte deste momento.Este objeto designado por Winnicott, por objeto de transição,serve como um suporte na conquista da autonomia, uma vez que são uma espécie de substituto materno e permitem à criança organizar-se na ausência das figuras de referência.

"A adaptação é um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas."(Revista Nova Escola)

26 de janeiro de 2011

Colônia de Férias

Durante o mês de Janeiro algumas escolas que trabalham com alunos em tempo integral oferecem a Colônia de Férias que tem como principal objetivo promover a integração de crianças de forma prazerosa e lúdica. Através da exploração de diversas atividades orientadas, músicas, oficinas, brincadeiras e jogos as crianças passam o dia divertindo-se na escola.

Selecionei algumas brincadeiras e atividades que podem ser feitas durante este período com crianças de 2 a 6 anos:

• Banho de mangueira.

• Pique esconde.

• Galinha choca.

• Trazer brinquedos de casa.

• Massa de modelar caseira.

• Chuva de papel picado.

• Culinária.

• Brincar com tecidos e retalhos.

• Pique pega.

• Pintura facial.• Pintura no azulejo.

• Horta (plantar)

• Brincadeiras com bexigas.

• Brincar de cabaninha (acampamento) com pijama.

• Montar circuitos.

• Cinepipoca.

• Teatro.

• Karaoke.

• Brincar com bolinhas de sabão.

• Piquenique coletivo.

• Brincar com sucata.

• Pintura coletiva em papel 40kl.

• Teatro de fantoche.

• Brincadeiras de roda.

• Pintura.

• Caça ao tesouro.

• Play

• Brinquedoteca.

• Brincar de dança da laranja.

• Meus pintinhos venham cá.

• Piques variados.

• Confecção de brinquedos com sucata.

• Vivo e morto.

• Guerra de bexigas com água.

• Cabo de guerra.

• Dança da cadeira.

• Pintura à dedo.

• Salão de beleza.

• Festa à fantasia.







• Atividades com as bolinhas menores. Equilibrar nas partes do corpo. Ex: cabeça, costa, mão, perna, pé e barriga.

• As crianças deverão ficar sentadas em círculo. Haverá uma bola grande. Ao sinal do monitor, a bola deverá ser passada de mão em mão ao som de uma música conhecida. Quando a música parar quem estiver com a bola na mão fará um rolamento para frente.

• Pique arco. O pegador ficará com um arco na mão. Para pegar outra criança ele deverá colocar o arco no corpo e assim sucessivamente.

• Divisão da turma em dois grupos. O gol de frente para cada grupo com uma bola cada um. Ao sinal do monitor, o primeiro aluno de cada grupo chutará em direção ao gol, após voltar para o seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que marcar mais gol será o vencedor.

• Divisão da turma em dois grupos com o mesmo número de participantes, dispostos em filas. Cada grupo terá um bolão (amarelo e azul). A primeira criança de cada grupo deverá rolar o bolão até chegar na corda deixando o bolão, após voltar correndo para seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

• Atividades com bola de gás. Em duplas, levar a bola junto ao corpo sem deixar cair.

• Em duplas manter a bola o maior tempo no ar, sem deixar cair.

• Pular corda.

• Dividir as crianças em dois grupos. Dois monitores deverão segurar a corda no alto. Cada grupo terá o mesmo número de bola. Ao sinal do monitor, as crianças deverão jogar as bolas por cima da corda por um determinado tempo para o lado contrário. Quando acabar o tempo o monitor contará as bolas de cada grupo. Quem tiver mais bolas no seu campo perderá.

• Divisão das crianças em grupo. Dispostos em fila com o mesmo número de participante. Ao sinal do monitor, o primeiro de cada fila deverá deslocar de caranguejo até chegar na corda, voltando correndo para a sua fila e assim sucessivamente.

• Variação da anterior. Deslocamento de quatro apoios de frente.

• Atividades em duplas. Cada dupla com uma bola. As crianças deverão jogar um para o outro sem deixar a bola cair.

• Corrida das meninas e dos meninos.

• Carrinho de mão.

• Espalhar pelo campo as bolinhas menores. As meninas deverão pegaras bolinhas azuis e amarelas e os meninos as vermelhas e verdes e colocar nas suas respectivas cestas. Quem acabar primeiro será o vencedor.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira criança de cada grupo,deverá passar a bola por cima da cabeça, quando esta chegar na última ela deverá ir para o início da fila e assim sucessivamente.

• Variação da anterior. Passar a bola por baixo das pernas.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira de cada grupo deverá correr e colocar a bola no chão dentro de um arco e voltar para a sua fila. A próxima criança pegará a bola e colocará novamente no espaço delimitado e assim sucessivamente.

• Divisão das crianças em dois grupos, construção de uma amarelinha.

• Coelhinho na toca 1,2,3. Cada criança terá um arco e ficará dentro dele disposto em círculo. Uma criança será escolhida para ficar fora do círculo e sem o arco. Quando o monitor falar coelhinho na toca 1,2,3, as crianças deverão trocar de lugar, não podendo permanecer no mesmo arco e sempre ficará um sem arco.

21 de janeiro de 2011

Parceiras na Educação



Um novo projeto para 2011 tem me deixado muito mais envolvida na Educação!
Fui convidada para participar de um Blog movido por educadoras tão dedicadas como eu!Professoras que gostam do que fazem e se entregam com muito amor à profissão.
Todos os dias um novo texto,uma nova ideia para auxiliar e trocar informações com colegas do Brasil inteiro!
Todas as segundas dou a minha contribuição!

Visitem-nos e deixem seus comentários!



http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com/