17 de fevereiro de 2013

Chamadinha-trabalhando o nome

Chamadinha
Na Educação Infantil , temos muitos momentos onde o o professor tem objetivos específicos para aprendizagem, seja em brincadeiras ou através da rotina. Um desses momentos é a Chamadinha.
Na creche onde trabalho, a chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural. A partir do Maternal, apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos. No pré I, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra. Já no pré II, relacionamos o próprio nome com outras palavras que começam com o mesmo som.O nome vai ser um ponto de referência para a escrita de outras palavras, por exemplo: O "g" de gato é o mesmo g do Gabriel!

Algumas sugestões de atividades para o momento da chamadinha: (Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004):
-Apresentar o nome e destacar a letra inicial;
-Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
-Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
-Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega.
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
- Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
- Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
- A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.
Em todas as salas temos o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.

Um comentário:

  1. Sou educadora da creche da prefeitura de Guarulhos e trabalho com a chamadinha desde o ínicio das aulas este ano estou com crianças de 2 anos e todos já reconhecem seu nome e dos amigos, estou feliz com o resultado.

    ResponderExcluir