21 de fevereiro de 2013

Dobradura do indiozinho

Iniciamos o Projeto "Moro num País Tropical" e estamos falando sobre os índios.
Na aula de Artes fizemos a dobradura do indiozinho,olha que bonitinho!





É muito simples para fazer com as crianças.Siga o passo a passo retirado da net:



Eu utilizei color set, mas fica legal com qualquer papel!




- Posted using BlogPress from my iPad

17 de fevereiro de 2013

Trabalhando com Projetos


Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas, entretanto, é preciso que nelas estejam garantidos alguns aspectos que qualificam um bom projeto. São eles:

- O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este.
- A professora conhece o assunto que se pretende estudar, ou busca conhecê-lo previamente.
- Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora do trabalho.
- A professora sabe - a partir do levantamento dos conhecimentos prévios - o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo em questão.
- O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o que sabem, podendo avançar além do já sabido).
- Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto.
- As especificidades do conteúdo em questão estão contempladas nas etapas do projeto.
- Há nele continuidade educativa, isto é, encadeamento significativo de suas etapas, em complexidade crescente.
- As atividades prevêm orientações didáticas específicas para aquele objeto de conhecimento.
- O projeto favorece a interação entre os alunos como importante fator de aprendizagem.
- O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural.
- O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas.
- O projeto apresenta suas orientações didáticas com suficiente clareza, a ponto de poder ser reproduzido.
- O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.
- A professora conduz o projeto de forma suficientemente flexível para abrir mão de alguma etapa prevista e incorporar novas etapas, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos.
- O produto final do projeto dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

(Equipe técnica Crecheplan-Texto publicado no jornal Por um triz em julho/1996)
Um bom projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas e possibilita aos alunos opinarem,decidirem e construirem sua autonomia.O aluno faz parte do projeto como um ser participativo e crítico e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele!



2 de fevereiro de 2013

Volta ás aulas!

Todo mundo preparado para retornar?
Eu não vejo a hora! Mesmo depois de quase 20 anos dando aula, sempre tem aquele friozinho na barriga e a ansiedade para mais um ano letivo!
Este ano, mais um desafio, uma turma de 1 ano de alfabetização, tudo que eu mais gosto! Estou feliz demais...responsabilidade dobrada!
Desejo para todos os colegas professores, um bom ano letivo, com muita criatividade, paixão e alegria!