2 de fevereiro de 2010

O que é o Método Natural?


Vejo muitas vezes o termo natural ser empregado de uma forma equivocada quando se refere à qualificação que se deseja dar a uma escola. Na verdade, o qualificativo “natural” nasceu de uma extensão do emprego do significado dado originalmente a um método de alfabetização criado por mim. Isso se justificava visto que a metodologia de alfabetização fora criada em função de promover a seqüência natural de transformações que ocorrem num indivíduo quando este constrói um sistema de leitura, isto é aprende a ler. Portanto “método natural” seria aquele que promove o processo natural, isso é: o processo fisiológico, de construção de sistemas operacionais de leitura. Este ‘método natural de alfabetização’ preconiza também que seja necessariamente modificado o ambiente educacional, como um todo. Visto não apenas na sua forma física, mas, sobretudo, no seu sistema ou regime de relações sociais. Isso porque julgamos essencial contar com a iniciativa do aluno no ato de aprender, na ação de procurar a solução, interessar-se voluntariamente e responsabilizar-se por ela. Para isso foi necessário que criássemos uma metodologia que permitisse ao aluno escolher a forma de realizar a sua atividade, para que se empenhasse motivado, por sua livre opção. Em decorrência deste princípio escolhemos a única dinâmica de classe possível, para que o aluno pudesse fazer escolhas e tomar decisões e, inevitavelmente, rejeitamos a postura tradicional do mestre que acredita que sabe tudo que precisa “passar” esse conhecimento ao aluno e a substituímos por uma atuação democrática do professor.
O termo natural veio emprestado do método inicialmente de alfabetização e abrangeu a escola que se propôs a estender essa filosofia às séries seguintes. Aquela onde o conteúdo é construído a partir do conhecimento existente no grupo, trocado entre os alunos e acrescido pelas leituras e pesquisa. É fixado pelos diferentes registros escritos, ilustrados e ou dramatizados, feitos por redação própria do aluno e não apenas por texto ditado pelo professor, lido no livro e treinado pelo exercício de respostas a questionários impressos no livro ou em apostilas, como ocorre na escola tradicional, que reflete nítida e exclusiva valorização da memória. Hoje, nossa metodologia é conhecida como “construtivista”.
Escola Natural é aquela onde a sala mantém um espaço livre para as rodas de conversa. Oferece grupos de mesa formados de acordo com o número de atividades do dia. Estantes e armários para guarda do material sempre acessível ao aluno e onde a turma participa da organização do mobiliário e equipamentos da sala e opina sobre a melhor arrumação para as atividades do momento. Não há lugares fixos. Os grupos se organizam em torno de um propósito escolar.
É aquela onde os cadernos registram e acumulam informações úteis à fixação do conhecimento que está sendo construído e a redação é quase exclusivamente feita, de próprio punho, pelo aluno. O objetivo se desloca da memorização e se preocupa em fazer o aluno criar métodos e sistemas próprios de aprender e de estudar. Isso é o oposto do que ocorre na escola tradicional, onde estes acumulam matéria, quase sempre copiada de textos escritos no quadro de giz, que terão que ser lidos e decorados pelos alunos depois.
A Escola Natural é um espaço social, altamente disciplinado, onde os alunos respeitam regras e limites estabelecidos por eles mesmos, de comum acordo, e onde o professor é um líder democrático, coordenador das motivações e atividades do grupo, que exerce as funções de estimulador, consultor, orientador e executor das políticas estabelecidas no grupo. Tem a responsabilidade de prover o ambiente de materiais pedagógicos e experiências educativas adequadas e a função de cobrar o cumprimento das regras estabelecidas. Isso é bem diferente do que ocorre na escola tradicional onde o mestre supostamente “passa” o “saber” aos alunos, como autoridade indiscutível do conhecimento.
A Escola Natural é uma escolha inteligente de pais que acreditam que seu filho saia mais fortalecido e seguro pela apropriação do conhecimento, construído por ele mesmo, do que se tivesse apenas memorizado e têm certeza que democracia, assim como delicadeza, não se aprende decorando frases copiadas do quadro de giz, mas se aprende vivendo democraticamente. São pais que desejam construir uma sociedade futura efetivamente democrática, composta por cidadãos democráticos, seu filhos, criados em regime democrático, dentro de sua sala, dentro do espaço escola, inseridos no seu grupo. Pais que esperam isso da educação de seus filhos
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Gilda Rizzo

10 comentários:

  1. olá Melissa, gostei muito de ler sua pesquisa, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, o tema e : a introdução do método natural nas escolas, seu blog me auxiliou em uma grande pesquisa, gostaria que entrasse em contato por email para melhor visão do assunto.
    chayene_htinha@hotmail.com
    parabéns pelo blog.

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  2. Adorei o seu livro!!!! Está me ajudando muito no meu dia a dia!!!!! Parabens!!!!

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  3. Adorei ler essa materia, pois tenho um filho que estuda em escola com metodo natural. As vezes fico ensegura pois ele já completou 6 anos e não sabe ler ainda....... Um abraço

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  4. Amei sua pesquisa,estou fazendo um trabalho sobre o Método Natural e com a sua pesquisa eu pude tirar minhas dúvidas.
    Bejinhos!!!!

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  5. Não me leve a mal, mais a Democracia mal funciona em meio a uma sociedade adulta, que dirá em meio à crianças de 4, ou 5 anos? Estou tirando meu filho de uma escola de metodo natural (a idéia é linda, parece um sonho) para coloca-lo em uma de metodo tradicional ( não é tão linda a idéia, mais é comprovadamente eficaz)!

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  6. eu acho que a escola tradicional tem que dar espaço para o aluno porque ele tem que ter uma troca de conhecimento e a metodo natural não pode ser tão liberal assim..

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  7. Minha filha foi alfabetizada pelo método natural. No começo era muito complicado e até engraçado eu estudando com ela para pronunciar o som de cada letra. Foi bom, mas se vc não tem tempo para ajudar seu filho nesse processo, se torna um pouco mais difícil, mas nada impossível. Minha filha saiu dessa escola após cursar a antiga 3ª série e hoje estuda no método tradicional e é a melhor aluna, hoje no 9º ano de sua escola.

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  8. Comenius em 1690 já falava do método natural.

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