18 de fevereiro de 2010

Organizando a sala de aula




Nas primeiras semanas,confeccionei com as crianças o mural da sala com o tema Carnaval,fizemos o cartaz dos aniversariantes e os numerais.Acho muito importante a participação dos alunos na montagem do ambiente,eles se sentem parte da sala,ficam procurando o seu desenho no mural e se enchem de alegria ao mostrar pra alguém.


No cantinho dos números,fomos colocando as figuras de acordo com a quantidade representada:






Mural de Carnaval: as crianças fizeram as máscaras,fizemos a leitura da imagem,falamos das fantasias de Carnaval e ainda registramos a música "Pirata da perna de pau"






Cartaz dos aniversariantes(nos pássaros está escrito o nome dos meses e nas nuvens os nomes das crianças)

Algumas dicas sobre o que deve ter na sala de aula(retirado do blog Baú de ideias,professora Ivanize Meyer):
Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.


Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.

Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.

Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.

Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".

Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.E deverá ser em script maiúscula e minúscula.De modo lúdico,mostrem as maiúsculas nos próprios nomes...com a constância e não com correção eles inserem no dia a dia..É necessário o apoio visual ,sempre, para os nomes.

Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.

Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
O espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.
Calendário da minha turma


Quadro para a chamadinha

Cantinho de leitura e alfabetário


calendário de eva


5 comentários:

  1. Que salinha mais charmosa!
    As cças adoram qdo a sala está arrumada ne?!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Estou muita feliz ver essas salinha,está arrumada,muita lindo esses ex.

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSAS SUAS SUGESTÕES. ah, QUE TODOS OS PROFESSORES TIVESSEM ESTE GOSTO E BOA VONTADE PARA INCREMENTAR SUA SALA E FICAR PRAZEROSA!
    EM TUA SALA COM CERTEZA O PRAZER É COMPLETO!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!