16 de abril de 2010

Alfabetização: quando meu filho vai ler?

Você não vê a hora de ver seu filho dando esse grande passo? Acalme-se. Sua ansiedade pode atrapalhar o processo de alfabetização muito mais do que você pensa!


Cada criança tem seu ritmo. Você sabe disso, mas não consegue segurar a ansiedade, não é? Já se pegou pensando “mas, e se ele não ler?”. O receio é natural. Espera-se que aos 7 anos de idade a criança domine razoavelmente a leitura e a escrita. Porém, isso começa muito antes. Desde bem pequena, ela já lê o mundo: nas placas das ruas, nas embalagens, nos livros, revistas, jornais, bilhetes e nos outros escritos que ela esbarrar no cotidiano. E é tudo isso, mais a dedicação da escola, que vai fazer com que seu filho aprenda a ler, sim.


Ah, você está preocupado com os métodos? No Brasil, existem dois principais. Há escolas que adotam apenas um e há outras que os misturam. O fônico (aquele do “vovô viu a uva”) mostra a decodificação de sons e letras, ou seja, as relações símbolo-som, e o método que segue o pensamento construtivista (que chegou ao Brasil nos anos 80, com mais ênfase nessa área pela ação da argentina Emília Ferrero), o qual trabalha com palavras que fazem parte do universo da criança,que tenham significado para ela, como nomes próprios ou outros termos do cotidiano. Como qualquer sistema, porém, essa é uma questão mais complexa do que o resumido nesta explicação. Daí ser uma preocupação da escola que — claro— pode e deve ser conversada com os pais. Mas há algum método que seja melhor? Não. “O melhor método é a preparação do professor”, diz Liamara Montagner, coordenadora da educação infantil do Colégio Santo Américo. É ele quem deve identificar a dificuldade da criança e intervir. “Por isso, o professor precisa ter tempo para pensar em atividades específicas para cada aluno, quando necessário”, diz Marcelo Cunha Bueno, coordenador da escola Estilo de Aprender.
(Revista Crescer)

Na minha opinião,como professora alfabetizadora há 15 anos,que já tive a oportunidade de trabalhar com vários métodos,afirmo que não existe um método/teoria perfeitos,realmente cabe ao professor fazer as adequações necessárias.A única certeza que eu tenho é a de que nossas crianças são capazes de muito mais que o ba-be-bi-bo-bu,podem sim produzir textos muito melhores do que "O vovô viu a uva"!!

2 comentários:

  1. Oi Melissa, teremos uma palestra na escola dia 04 sobre isso. contamos com vc!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Melissa! Estou passando por uma fase difícil com meu filho. Ele se encontra no CA, acabou de completar 6 anos, mas não está copiando nada do quadro. Na escola dele, o método utilizado é o tradicional. A direção pedagógica me chamou e disse que se ele continuar assim, ele não passa de ano. O que faço?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!