17 de abril de 2010

O que os pais podem fazer para ajudar na alfabetização de seu filho




Se método, sistematização e treinamento são do âmbito escolar, o que os pais podem fazer? Muito. O meio em que se vive conta demais. “Uma criança mergulhada em um ambiente onde as situações de leitura são muitas, vai ter mais interesse e, provavelmente, alfabetizar-se com mais facilidade”, diz a educadora Maria Betânia Ferreira. O papel da família é esse: oferecer opções e fazer desse momento puro prazer.

Os livros, claro, são um começo inesquecível. Desde os voltados para os bebês, até os com frases maiores e histórias. Mas há disponível, também, diversas boas opções que têm o alfabeto e a possibilidade de brincar com as palavras como tema. Isso também é alfabetização, sabia?

Como o professor pode — e deve — ir além das cartilhas e dos livros didáticos, os pais também têm um leque enorme de opções para incentivar a criança nesse momento tão importante. Na hora de ler, vá passando o dedo (o seu e o dela) nas palavras. Mas pode ir além, como ler jornais, revistas, fazer bilhetes, lista de supermercado. "Nada de transformar a casa em filial de sala de aula. Não se trata de brincar de criar geniozinhos, mas de dar as melhores condições para essa conquista”, diz Maria Betânia Ferreira.

LEIA em voz alta! Depois, peça para ele ler também. PEÇA ajuda para escrever a lista do supermercado. Vai demorar mais, mas ele vai adorar. ESCREVA bilhetes, espalhe pela casa, coloque na mochila. NA HORA DE dar um presente, invente uma caça ao tesouro, colocando palavras-chave que ele já conheça. PODE comprar jogos com cartões, deixar assistir a programas educativos de televisão e CD ROMs. Mas não esqueça de que estímulo não é treinamento!
FAÇA isso tudo ser muito divertido. Porque realmente é. ESTEJA sempre junto
(Revista Crescer)


O exemplo que nós pais e professoras damos é o melhor caminho...A criança que está sempre rodeada por livros,que vê a mãe escrevendo uma lista de compras, vê o pai lendo um jornal e está sempre ouvindo histórias vai se interessar e querer imitá-los! Como disse o grande escritor Ziraldo pra minha filha:
-Bia,você tem falar pro papai e para a mamãe encher a casa de livros!!





2 comentários:

  1. oi Mell!!!
    Muito importante este post.
    Os pais sem duvida tem um papel muito importante na aprendizagem do filho.
    Como educadora, noto perfeitamente a diferença de um aluno com apoio familiar e o aluno onde a familia nao da esse apoio.
    Parabéns pelo post!!!
    bjinhuss
    prof. Aline

    ResponderExcluir
  2. Mel,obrigada por suas dicas... prometo que as colocarei em prática!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!