9 de novembro de 2010

Passeio ao Sítio do Picapau Amarelo







Encerrando o projeto "Sítio do Picapau Amarelo", fizemos um delicioso passeio a um Sítio em Vargem Grande(RJ) que promove atividades com as crianças e apresenta alguns personagens criado por Monteiro Lobato!


Não preciso nem dizer como eles gostaram de ver Dona Benta, Tia Nastácia,Emília,Visconde e brincar com Narizinho e Pedrinho!Mas o melhor foi quando o Saci apareceu no meio do mato,meio que se escondendo,sacudindo o mato...as crianças acharam o máximo e ficaram entre o medo e a vontade de estar perto! Com a Cuca também foi a mesma coisa,alguns choraram de medo,mas não queriam sair de perto, queriam vê-la de qualquer jeito!

Além dos personagens, as crianças também viram a casa do tio Barnabé, o poço do Visconde e alguns animais do Sítio: galinhas, cavalos!

Trabalhar a obra de Monteiro Lobato é sempre mágico...Me faz lembrar da infância, nos remete a personagens únicos,como a Dona Benta e suas maravilhosa histórias,Tia Nástacia com seus quitutes,Emília,essa boneca inteligente que adora falar!Quem não queria ser Narizinho ou Pedrinho para morar neste lugar encantado?

Aproveitando o momento,quero dar a minha opinião sobre o a proibição da distribuição dos livros de Lobato nas escolas públicas,assunto tão discutido essa semana no twitter e orkut!Acredito que o professor deva estar preparado para comentar os trechos ditos preconceituosos em relação a Tia Nastácia. Explicar aos alunos todo o contexto no qual o livro foi escrito e como a sociedade hoje em dia encara o preconceito!

No trabalho em que fiz com meus alunos de 5 anos, muitas vezes li trechos do livro (fique claro que não foi escrito para essa faixa etária) fazendo algumas alterações,substituindo palavras difíceis, imitando as vozes de personagens,apenas queria que eles soubessem que todas as histórias vistas na tv vieram de um livro!


E foi muito bonitinho quando chegamos ao "Sítio", as crianças olharem para o quadro de Monteiro Lobato na parede e reconhecê-lo, apontarem para a foto daquele que foi o criador de todo aquele
encanto!







 


O telefone de contato desse Sítio que fica em Vargem Grande é  2428-1161.

4 comentários:

  1. Me chamo Gláucia, sou assitente de coordenação do Colégio Cruzeiro Centro. Fizemos um passeio até o Sítio do Picapau Amarelo a um tempo atrás e hoje estou precisando do enderço de vocês. Envie para:glaucia.souza@colegiocruzeiro.com.br ou glauciareginasouza@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Tenho um grande interesse em levar a minha turma para fazer esse passeio, já que estamos trabalhando Monteiro Lobato.
    Vocês poderiam enviar algum tipo de contato.
    Obrigada.
    Tia Luciana
    e-mail: lumfreitas@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLá,

    Sou professora e gostaria de sugerir este sítio para um passeio com as turmas na escola em que estou trabalhando atualmente. Você teria como me passar o contato deles???
    E-mail: anapaulasiqueirq@yahoo.com.br

    Beijos...
    Ana Paula/RJ

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostaria de receber algum contato deste sítio para que eu possa sugerir à escola em que trabalho. Segue meu e-mail: anapaulasiqueirq@yahoo.com.br

    Beijos,

    Ana Paula/RJ

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!