28 de abril de 2011

Dia Nacional da Educação


Então hoje,dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Educação e aproveito para fazer uma reflexão: Qual o papel do professor na educação atual? O que está acontecendo com essa profissão tão importante?
Acredito muito na grande valorização da Educação,como era antigamente: professores respeitados pelos alunos e principalmente pela sociedade.
Valorizar a Educação está intimamente ligada na valorização do profissional da Educação. Infelizmente o que temos assistido na mídia e presenciado no dia-a-dia é o grande desrespeito ao Professor. Muitos são agredidos tanto fisicamente como verbalmente e nada podem fazer.Tenho amigas que já levaram tapas no rosto ao pedir a um aluno que fizesse o seu trabalho.Uma pessoa muito próxima a mim, foi chamada de vários palavrões na frente de outros alunos. Ontem,em uma comunidade do orkut que participo, pude ler relatos de diferentes situações onde o professor era agredido por crianças de várias idades. 
Esse tipo de agressão é mais comum que imaginamos...e não existe punição aos agressores pois é direito da criança e adolescente frequentar a escola. Afasta-se o professor, mas o aluno continua lá e ainda sente-se vitorioso.
Pois é, os valores se inverteram e no dia Nacional da Educação pouco se tem a comemorar!
Acho que a sociedade está começando a perceber como é importante reconhecer o trabalho do professor e ver pessoas comuns, celebridades e educadores de peso falarem sobre o Professor me faz ver uma luz lá no final do túnel! Consigo visualizar que um dia o Professor terá o devido valor! 

O site Educar para crescer colocou vários depoimentos de pessoas conhecidas falando sobre a importância da educação na sua vida.Vale a pena dar uma lida:  http://educarparacrescer.abril.com.br/depoimentos/

O blog  "A vida como a vida quer"  apóia  a Campanha "Todo bom começo tem um bom professor" e
divulga um  vídeo que chega a nos emocionar:



São atitudes como essas que nos fazem seguir em frente e ACREDITAR num futuro melhor para o profissional da Educação!
Aproveito esse momento desabafo para agradecer de coração a todos que de uma forma ou de outra acreditam no professor e colaboram para a melhoria da Educação no Brasil!
E viva o Dia Nacional da Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!