19 de abril de 2011

Quadro "Jogos Infantis" de Pieter Bruegel

Dentro das atividades do Projeto "Brincadeira é coisa séria",levei aos alunos o quadro Jogos Infantis de Pieter Bruegel para que eles pudessem observar a obra e identificar algumas brincadeiras conhecidas por eles.
Apresentei a réplica do quadro,e antes mesmo de dizer que ele era antigo, já falaram que eram brincadeiras do tempo dos avós(relacionando a pesquisa que tínhamos feito dias atrás). Então,expliquei que a obra foi pintanda por um artista que viveu no século XVI, há muitos e muitos anos...mais antigo ainda (1560) que os nossos avós.

O quadro representa algumas brincadeiras (ao todo são 84) e algumas foram reconhecidas por eles: bolinha de gude, corda, pião, pula carniça, bambolê e cinco-marias. Outras aguçaram a curiosidade e eles queriam descobrir quais eram. Fui explicando algumas que havia pesquisado (sim, o professor de Educação Infantil tem que pesquisar muito mesmo, estar preparado para alguns questionamentos),infelizmente não descobri todas as brincadeiras ilustradas, mas as que sabia, fui explicando a eles: maria-cadeira, cabra-cega,cabo de guerra, boca-de-forno (fonte de pesquisa em http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca8.htm).



A exploração do quadro serviu para que as crianças percebessem que no mundo todo e em todos os tempos, as brincadeiras sempre estiveram presentes. E principalmente,que para brincar e se divertir,os brinquedos não precisam ser comprados.

13 comentários:

  1. Melissa, vc merece ir pra capa da Nova Escola pela qualidade das suas aulas. Parabéns!

    E aproveito pra te desejar uma linda Páscoa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Encontrei vc na net e gostaria de te apresentar meu cantinho!
    Ficarei muito feliz com sua visitinha!!!
    Feliz Páscoa!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o seu trabalho!
    Pretendo trabalhar com esta obra de Pieter Bruegel com meus alunos, mas não encontro uma réplica de tamanho como a sua. Poderia me dar ideias de como encontrar?
    Ficarei feliz se puder me ajudar.
    Daiane

    ResponderExcluir
  4. Olá Daiane,essa répica veio em uma revista Projetos escolares de Educação Infantil,só não em lembro o número da edição.Talvez se entrasse em contato com a revista eles saberiam te dizer...mas vou tentar encontrar qual a edição para facilitar pra vc!

    ResponderExcluir
  5. olá, amo seus quadros , tenho 12 anos e com serteza que um dia farei quadros como o seu

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!filha de peixinho, peixinho !!!!! BJS!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Estava pesquisando sobre o quadro e achei você uma ótima professora!
    Suas explicações são muito boas!! Tenho 11 anos!
    Bjs.
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  8. um grande beijo de daniela de imbe de minas big beijooooooooooss;

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber alguns nomes dos jogos que tem no quadro ? sera que poderia ser possivel?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns para a Professora que une arte e educação. Existe um jogo do Museu Brugel que poderia ser muito interessante de ser usado em conjunto.

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando os professores incentivam as crianças a apreciarem a arte pois infelizmente isso não é muito comum aqui no Brasil. E esta obra tem os jogos infantis mais gostosos da infância de muita gente, ótima escolha!!!

    ResponderExcluir
  12. O Brincar é uma experiência relevante para o desenvolvimento psíquico da criança. por meio desta atividade , ela resignifica o mundo, interage com os outros e simboliza sua existência .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!