2 de julho de 2011

As descobertas na alfabetização

Vivemos um momento de revisão da educação escolar, de seu papel e seu alcance. Juntamente com isso, vem o desafio da construção de um perfil profissional para o professor com base no seu trabalho em sala de aula. O professor precisa ter clareza de objetivos e de sua intervenção pedagógica, mas também flexibilidade e sensibilidade. "A formação docente hoje é compreendida como um processo permanente de desenvolvimento profissional: estudos, atualizações,discussões e principalmente de troca de experiências", que é o que proponho aqui,neste blog.

Iniciarei uma série de postagens sobre este momento tão importante e especial que é a descoberta da leitura e escrita. Falarei sobre métodos,teorias,letras e todo o aprendizado que envolve esta etapa na vida escolar da criança!Acompanhem,participem e deixem suas opiniões! 

Na minha busca pelo conhecimento iniciei um curso em 2004 sobre Alfabetização e Letramento e tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela professora e Doutora Telma Weisz. Para quem gosta de se atualizar, sugiro que assista aos vídeos feitos pela revista Nova escola que mostram a descoberta da leitura e da escrita pelas crianças e todo o processo pelo qual elas passam. São momentos incríveis de descobertas e de respeito ao "erro" do aluno. O erro é visto como construção das hipóteses,faz parte do desenvolvimento e o professor deve ter o conhecimento para fazer as intervenções necessárias para o avanço do seu aluno.
"O bonito da verdadeira educação é ser um caleidoscópio: a diferença a todo instante é seu charme e beleza; cada momento revela algo de novo e surpreendente. A educação deve formar pessoas diferentes, não clones, réplicas intelectuais."(Cagliari 1999, p.109)

Observem neste vídeo,como a criança vai construindo o seu conhecimento a respeito da leitura e da escrita! 


Outros vídeos também estão disponíveis no site da Nova Escola,vale a pena assistir!

Telma Weisz é Doutora em Psicologia ,criadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Seu trabalho no Programa Letra e Vida é referência nas pesquisas sobre alfabetização no Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!