11 de agosto de 2011

Blogagem coletiva: Estudar vale a pena


Sempre falo aqui sobre a Educação Infantil e a sua importância, mas devemos lembrar que o incentivo à educação não pode parar! O Instituto Unibanco promove hoje, dia 11 de agosto, dia do estudante, um momento pela causa #Estudar Vale a Pena!

Constatar que poucos chegam ao ensino médio não é novidade para mim, como filha de professora de Língua Portuguesa no ensino médio sempre via minha mãe preocupada com a evasão de seus alunos por diversos motivos: gravidez, cansaço, drogas, ciúmes de namorado e principalmente o abandono por ter que trabalhar!

E minha mãe era aquela professora que não desistia nunca do seu aluno! Queria ser amiga, queria compartilhar suas expectativas e tentava mostrar que sempre tem um caminho para quem não desiste! Muitas vezes deixava a matéria de lado para ouvir os desabafos dos seus alunos e sempre tinha uma palavra amiga, um empurrãozinho para que eles não desistissem! Falava muito sobre cidadania, sobre o futuro de quem conclui seus estudos e que mesmo sem condições financeiras se esforçam, conseguem entrar em uma faculdade e melhorar a qualidade de vida.

Existem muitos motivos para a evasão escolar no Ensino médio, mas acredito que com o empenho do professor muita coisa pode melhorar pois pesquisas apontam que entre as causas do abandono, o desinteresse é um dos fatores predominantes, representando 40% nos motivos citados!

Um professor empenhado, com aulas dinâmicas e principalmente atento às necessidades dos seus alunos faz a diferença!

Um comentário:

  1. Olá Mell, tudo ok?
    Passei para uma visita e que delicia de blog.
    Desculpe, aproveitei para publicar esse texto no meu blog com seu nome é claro e indiquei no Twitter e no Facebook. Espero que todos aprendam um pouco mais contigo.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!