18 de outubro de 2011

Pequenos aprendizes,grandes professores

Esta semana a equipe do Jornal "O Globo" procurou a escola na qual trabalho para falarmos sobre como acontece a Educação no trânsito em nosso dia-a-dia  e como sou a coordenadora pedagógica contei para eles um pouquinho do que fazemos nos momentos onde abordamos o tema.

Na escola temos uma pista com alguns carrinhos e lá, durante brincadeiras e representando papéis, as crianças mostram muito do que  já sabem sobre como se comportar no trânsito! Dirigem os carrinhos,utilizam sinais e plaquinhas de trânsito e colocam-se como motoristas ou pedestres. 


A entrevista que dei fazia parte de um encarte de carros e a matéria era "Trânsito não é brincadeira"(Jornal "O Globo-12/10/2011), vou citar aqui algumas trechos da reportagem,já que o link no site do jornal não é aberto:

"Na escola a criança aprende as noções básicas de trânsito-nem tão básicas assim para alguns marmanjos...Invariavelmente, os intervalos são marcados por lúdicos minutos na pistinha criada no pátio."

"-É assim, brincando que as crianças tomam consciência de que os valores devem ser respeitados: o sinal vermelho, o limite de velocidade, a faixa de pedestre...-explica a coordenadora pedagógica Melissa Machado.
Segundo ela, a consequência deste trabalho de formiguinha é levar o conhecimento aos adultos.Por mais que a lição seja dura."

-Alguns pais ficam até sem graça, porque as crianças chamam a atenção mesmo. Quando um adulto é repreendido, deve aproveitar a oportunidade e aprender a lição. 

"A escola ensina, mas o modelo para as crianças vem dos pais!(Melissa Machado)"


"Crianças dão exemplos e até fiscalizam os pais.mais importante do que criar bons motoristas é formar cidadãos!" 

Aqui o link da matéria,mas o conteúdo é aberto apenas para assinantes digitais!

3 comentários:

  1. Melissa, a entrevista ficou ótima. Fui pelo link que você disponibilizou no twitter e adorei ler suas referências e observações. Eu já vivenciei este exemplo negativo de ser repreendida pelo filho por buzina ou xingamento, verdade, e saiba que ele é meu maior vigilante. Me pergunta tudo sobre as cores do semáforo, sobre as atitudes nitidamente incorretas de outros motoristas e faz suas considerações sobre cada movimentação dentro do carro e fora dele. Espero que assim, quando a idade chegar, meu filho dirija de modo exemplar. E antes que alguém me interprete mal, eu "só" falava alto no trânsito porque não consigo me calar quando vejo a falta de respeito de alguns e, bom, nem preciso dizer que as janelas sempre estavam fechadas :) Gosto de contar esse exemplo porque as pessoas não admitem os erros, né, e dar mal exemplo em frente aos filhos não é legal, por isso hoje posso dizer que eu dirijo bonito pois meu filho está sempre comigo e sempre aprendendo.

    Beijo grande. Ti

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  2. Oi Melissa,
    Parabéns! Muito bacana a entrevista!
    Adorei!
    Também adoro Andreia Ramal e foi muito bacana estar lá! Que bom que você gostou!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

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  3. Mel adorei seu post lá no educação em foco... E fiz um parecido lá no educar para transformar... Neste post estou também fazendo uma pesquisa para saber com tem sido o trabalho dos professores alfabetizadores dê uma passadinha por lá e conte sua experiência!!!! beijos!

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