29 de janeiro de 2012

Projeto Romero Britto:"Do Brasil para o mundo"

Com o objetivo de estimular a Arte e a criatividade dos nossos alunos, fizemos um trabalho de observação das obras de Romero Britto com a turma do pré 
Pernambucano de Recife, Romero Britto começou sua história com a arte ainda quando era criança. Com muita imaginação, aos oito anos já demonstrava sua aptidão para pintura, criando lindas obras sobre papelão, jornal e sucata. Também começamos nossos trabalhos explorando diversos materiais: caixas, caixas de ovos, garrafas plásticas.
Seguindo um estilo próprio e adotando um traço quase infantil, o artista Romero Britto produz pinturas com figuras e formas geométricas, demonstrando uma incrível habilidade no equilíbrio das cores vibrantes, o que chamou a tenção dos alunos do pré II, todos puderam observar as cores e as formas mostradas em suas obras.

Apresentei algumas obras do artista estudado e fizemos releituras utilizando várias técnicas.
Com a obra “Butterfly” fizemos colagem com papel picado e pintura no rolinho.

Conhecemos o quadro “The frog” e tentamos reproduzi-lo. Mostrei as crianças que primeiro era melhor desenharmos e depois pintaríamos aos poucos. O resultado foi incrível! Vários detalhes observados...

Mostrei as cores primárias e falamos da mistura de cores. Cada dia fazíamos uma mistura para descobrirmos qual cor daria! "Azul com amarelo dá verde.Vermelho com amarelo dá laranja.Vermelho com azul dá roxo."


"Para mim, a Arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida"
(Romero Brito)
Com a obra “The hug” falamos sobre amizade e a importância de ser carinhoso e ter amigos!
Outra obra observada foi a "Apple", as crianças desenharam e depois em grupo confeccionamos uma maçã com jornal picado colorindo de acordo.


Falando sobre família, conhecemos a obra “A família Atlântida”, observamos o quadro, discutimos se o animal de estimação que aparece na obra faz parte da família e todos disseram que sim!Também reproduzimos essa obra utilizando canetinha!


Já que falamos de animais de estimação,conversamos sobre quais são e como devem viver esses animais que fazem parte da família e apresentei as obras “Cat” e “Dog”.


Até as bandeirinhas da nossa Festa Junina foram inspiradas nas obras de Romero Britto:



O trabalho com as obras de Romero Britto enriqueceram muito nossas aulas!

3 comentários:

  1. Que bacana e rico ficou seu trabalho! Amei!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. parabens suas obras sao maravilhosas...
    gostamos muito mesmo continue assim

    ResponderExcluir
  3. parabens vi su presencia en tv cnn luego me informe en la internet

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!