31 de maio de 2012

A importância da alfabetização


Um dos assuntos que mais gosto na Educação Infantil e por isso me aprofundei nos meus estudos, fazendo a minha pós graduação na área, é a Alfabetização.Sempre acreditei que a influência de um bom professor nesta fase vai fazer a diferença em todas as etapas do Ensino.Um professor preparado, dinâmico e criativo é essencial para obtermos sucesso nessa fase!

No programa Bom dia Rio desta terça-feira Andrea Ramal apresentou excelentes dicas para os pais e esclareceu muitas dúvidas como: Existe uma idade ideal para a criança aprender a ler?A Educação Infantil alfabetiza?Todos os alunos aprendem a ler e escrever ao mesmo tempo?

*Infelizmente os vídeos foram tirados do ar!








10 comentários:

  1. Uma coisa que fazemos desde que nossa filha começou a falar é não falar com ela no criances,e percebemos que ela fala a maiorias das palavras de forma correta ou quase,quando tem R ela tira ou troca pelo L,e procuro ensinar algumas coisas no dia a dia,compro livros,pois acredito muito no incentivo a leitura.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. que delícia ne?
    estou acompanhando a pré-alfabetização da minha filha de 4 anos e estou encantada com o desenvolvimento... uma delícia de ver, participar e construir esse conhecimento com ela.

    bjs
    Lele
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Alguns professores são absolutamente inesquecíveis. Inclusive, muitos deles ainda vivem em minhas atitudes (e faz muito tempo que sai da escola rs).

    Gostei do tema.
    Bjs
    Fabi (Mulher e Mãe)
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto me lembrou #aos2 ontem que me saiu com um "happy birthday" assim do nada, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Gente, isso é a Dora aventureira alfabetizando a minha pequena em inglês. hahaha
    Minha filha, #aos15, teve uma ótimas professoras nessa fase inicial. Ela até foi uma das oradoras na festa de Formatura do ABC.
    Beijos
    #amigacometa
    @maebivolt/@mnklazauskas

    ResponderExcluir
  5. meu filho já estuda desde os #2 então percebo que ele fala bem direitinho para uma criança próxima dos #4.
    é importante a alfabetização, mais acho que o processo começa em casa, com os pais, ensinando as palavras corretas para as coisas.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. não sei se foi o comentário, mais acho importante o papel da família nessa fase e como é incrível que coisas básicas para nós, é grandioso para eles.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post......eu sou professora de Arte, mas conheço bem essa parte de alfabetização ...bjus #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Um bom professor é sempre fundamental!!

    Bjos!

    Loreta #amigaocmenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  9. Não forço a barra e não pulo etapas. Sempre procurei conversar muito com as crianças e falar corretamente com elas. Agora percebo que preciso corrigi-las mais,pois falam errado,mas qdo as corrijo, falam certo. Então é porque sabem e não precisam mais falar errado. Poucas semanas intensificando a correção em tom de brincadeira e a fala delas está perfeita. Quanto à alfabetização, não saberia como fazer. Prefiro esperar o tempo certo e a escola pra me ajudar nessas tarefas.

    Bjks
    #amigacomenta
    http://ktralhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OI Melissa, adoro os programas da Andrea Ramal e tenho o livro dela aqui em casa que eu sempre leio e releio.
    Adorei ver o vídeo aqui.
    Uma ótima semana para vocês
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!