17 de fevereiro de 2014

Material dourado

Comecei a usar com meus alunos do 1 ° ano o material dourado, também denominado "material das contas", um excelente recurso para trabalharmos a matemática de maneira desafiadora e divertida ao mesmo tempo.

O material dourado foi criado pela médica e educadora Maria Montessori para que as crianças pudessem perceber através de um material concreto como é o sistema de numeração decimal e para facilitar a compreensão sobre as operações(adição, subtração, multiplicação e divisão).

Esse material é normalmente confeccionado em madeira e composto por cubos, placas, barras e cubinhos.




Para que as crianças conhecessem melhor e tivesse mais intimidade com este material, deixei que brincassem de forma livre e foi um sucesso. Criaram ruas, casinha, estrada, prédios, cubinhos viraram joaninhas e a construção virou arte.



 O próximo passo foi utilizar os cubinhos e barrinhas para fazer agrupamentos de 10 em 10, a cada 10 cubinhos, trocamos por uma barrinha. Vivenciando o conceito de unidades e dezenas.


Também aproveitamos o material para as atividades de adição e subtração, com o material concreto as operações puderam ser melhor compreendidas.




- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!